MIGUEL GARDINI

MIGUEL GARDINI
MIGUEL GARDINI - O cidadão pode ver que a separação dos residuos dá resultado imediato para a natureza!!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS E IBIPORÃ

Vista aérea !!!
POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS E IBIPORÃ

                Após 19 anos de espera, o país irá finalmente contar com um marco regulatório que assegura estabilidade e clareza nas regras para gestão do sistema de resíduos Sólidos e representa um estímulo fundamental para a adoção de programas baseados no tripé da sustentabilidade (desenvolvimento econômico e social com respeito ao meio ambiente).
               O conteúdo da Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionado, sem alterações, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 2 de agosto e sua regulamentação deve sair em até 90 dias após essa data. Agora, é esperar a publicação da lei para iniciar a concretização dos avanços previstos em seu texto.
                O número de municípios brasileiros que operam programas de coleta seletiva aumentou pouco mais de 9% desde a realização da última pesquisa, em 2008. São, hoje, 443 contra 405. Se todo crescimento na coleta seletiva é uma boa notícia, é preciso cautela na comemoração: desde o início dessa pesquisa, em 1994, essa foi a menor taxa de evolução. A desaceleração na expansão demonstra claramente uma limitação no envolvimento das prefeituras, sobretudo de municípios menores, e a necessidade de uma política federal que obrigue, normatize e cobre o avanço sustentável e consistente da coleta seletiva e da reciclagem no país.
                 Os dados revelam que permanece a concentração dos programas nas regiões Sudeste e Sul, com 86% do total. Na distribuição por região, os 443 municípios com coleta seletiva encontram-se assim distribuídos: 221 no Sudeste, 159 no Sul, 45 no Nordeste, 13 no Centro-Oeste e 5 no Norte.
                 Em, Ibiporã a uma situação é atípica aos outros municípios, estamos na vanguarda em várias áreas do saneamento, em especial é claro, a de Resíduos Sólidos, é gerados em Ibiporã cerca de 981.770 toneladas/mês de resíduos (dados do mês de Julho), sendo Orgânicos - 659.660 toneladas (67.19% do total gerado), Recicláveis - 155.610 toneladas (15.85% do total gerado), Rejeitos - 166.500 toneladas (16.95% do total gerado), e é difícil, e até posso afirmar que é raro um município ter dados sobre resíduos sólidos tão exatos, como é o caso de Ibiporã, prova desse bom trabalho realizado, é o Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos do Município, que teve sua 1ª audiência pública no dia 18/08, e que terá sua 2ª audiência no dia 15/09, será no salão nobre do Colégio Olavo Bilac, à avenida dos estudantes, nº 777, às 19h00min, estejam todos convidados, pois assim como diz a Lei somos todos responsáveis pela geração dos resíduos, e também responsáveis em discutir e buscar formas de mitigar os impactos ambientais, bem como decidir sobre o que será feito, e como serão gerenciados os Resíduos sólidos gerados em Ibiporã.
             Todos os meses vocês poderão ter acesso a quantidades de resíduos gerado em Ibiporã, na internet, através do meu Blog : miguelgardini.blogspot.com , acessem e vejam quanto material bacana encontrarão no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário