O lixo orgânico representa aproximadamente 50% dos resíduos domésticos |
NOVO SISTEMA DE COLETA
Ibiporã vem implantando desde o final de 2009 um Programa de Coleta Seletiva em que os moradores segregam o lixo em 3 saquinhos diferentes: verde para recicláveis, cinza para rejeito e outros tipos de sacos para orgânico. Com isso, praticamente 80% dos resíduos são reaproveitados. Recicláveis representam 30% do lixo e orgânico outros 50%. O rejeito, o único tipo de resíduos que não é reutilizado, responde pelos outros 20%. Além da separação, o lixo é coletado em dias alternados e cada tipo segue um destino: orgânico é compostado; reciclável é reutilizado; e rejeito vai para a vala impermeabilizada, de acordo com as normas ambientais. O programa já reduziu a disposição de lixo no Aterro do Município em aproximadamente 20 toneladas dia (de 25 toneladas para menos de 5 toneladas). O município de Ibiporã começa a aplicar nos canteiros públicos e floreiras de praças o adubo resultante do processo de compostagem do lixo orgânico. Na quinta-feira, às 08h30, a empresa Kurica Seleta Ambiental, que é responsável pela coleta de lixo na cidade vai doar um carregamento de 15 toneladas de adubo produzido a partir do lixo doméstico. Funcionários da prefeitura farão a colocação do material em floreiras e canteiros de avenidas da cidade. A Kurica também fará a colocação do adubo na principal rotatória da cidade, que cujo jardim adotou para sua manutenção.
BENEFÍCIOS – O lixo orgânico representa aproximadamente 50% dos resíduos domésticos (residências, apartamentos, etc...). Em razão disso, é responsável por praticamente metade dos danos ambientais gerados pela disposição final de resíduos em aterros sanitários. Com a utilização do lixo orgânico para compostagem, todo esse volume é transformado em adubo e, ao invés de gerar passivo, passa a colaborar com o meio ambiente.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A demonstração de que o processo de separação do lixo nas casas está resultando em benefícios práticos ao Meio Ambiente é um importante elemento de convencimento da população de que seus esforços valem a pena. Além disso, vai servir de incentivo à minoria que ainda não participa da separação de resíduos. EM LONDRINA, ONDE PROCESSO SEMELHANTE ESTÁ SENDO IMPLANTADO, O MODELO QUE VEM DE IBIPORÃ TAMBÉM DEVE AJUDAR COMO EXEMPLO DE INCENTIVO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário