MIGUEL GARDINI

MIGUEL GARDINI
MIGUEL GARDINI - O cidadão pode ver que a separação dos residuos dá resultado imediato para a natureza!!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Enfeites do Natal de 2009, em Ibiporã !! totalmetente feito em Garrafas Pet !!

Rotatoria central


Cine Teatro Pe. José Zanelli.

Detalhes na praça central


Árvore de 7 metros !!!


É linda de dia, e a noite é um Show !!
         Ibiporã estará em festa novamente neste Natal. As luzes vão brilhar de uma forma diferente com o lançamento oficial do Natal 2010, novamente com enfeites que foram todos feitos a partir de garrafas pet, numa campanha que mobilizou todas as escolas da cidade e arrecadou 150 mil garrafas ao longo do ano de 2009.
         Resultado de um amplo esforço e de um minucioso trabalho, realizado por muitas mãos, que envolve a APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família), a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e o SAMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto), o Natal 2010 promete muito mais bonito e muito mais marcante.
         Ao longo de meses centenas de pessoas “arregaçaram as mangas”, primeiro para arrecadar garrafas pet por toda a cidade e depois para transformar o material em criativos enfeites que já estão decorando as ruas e avenidas da cidade. Quem entra em Ibiporã pela avenida central repara os imensos enfeites: bonecos de neve, anjos, guirlandas, árvores, velas e bolas de Natal.
         O corte e a confecção dos enfeites mobilizou os jovens da Escola de Formação e Cidadania, além de voluntários e funcionários da APMIF e da Fundação Cultural. Orientados pelo diretor da Fundação Cultural, Júlio Dutra e pelo artista plástico Ananias Francisco, trabalharam na produção dos enfeites.
         O projeto de um Natal que resgatasse o verdadeiro ‘Espírito de Natal’ surgiu do sonho da primeira-dama e presidente da APMIF, Eliana Ferreira, que logo no início do ano decidiu realizar um Natal diferente no município. Como boas intenções sempre encontram eco naqueles que querem contribuir com boas idéias, o projeto foi tomando forma quando, em reunião com o arquiteto Júlio Dutra, ele relatou sua visita à cidade de Santa Fé do Sul (SP).
         Lá viu uma cidade com um modelo bem-sucedido de produção de enfeites que envolvia toda a comunidade, isso já há quatro anos, tendo como matéria-prima a utilização de garrafas pet. O resultado desta conexão de intenções, idéias e experiências, seria, além de meses de muito trabalho, um “Novo Natal”, onde mais do que as luzes dos enfeites, o que mais brilharia seria a cooperação, as parceiras e o sentimento de unidade.

Em Ibiporã

        A característica ecológica dos enfeites é o ponto alto, pois todos foram confeccionados a partir de pet. “Por ser o primeiro ano, o resultado foi muito acima do esperado. A receptividade dos alunos e das escolas foi muito grande na fase de arrecadação e sinto uma alegria imensa de ver todo esse material chamando a atenção das pessoas para o verdadeiro ‘Espírito de Natal’”,palavras da primeira-dama.

        Ela ressaltou o esforço de todos os que contribuíram ao longo do ano. “Cada um, dentro do que lhe cabia, fez o melhor possível”, agradeceu.
        Julio Dutra enfatizou ter trazido para Ibiporã o modelo de Santa Fé do Sul, e que “não seria possível se não fosse a união de muitas mãos que cortaram, moldaram, pintaram, criaram e estiveram trabalhando dia após dia neste grande projeto”.
         Ao final, foram produzidas seis árvores de Natal gigantes e mais 50 menores. Também tinham oito anjos, bonecos de neve, 1.900 bolas de Natal feitas com fundos de garrafas e 100 guirlandas. “É a primeira vez que a cidade teve essa decoração ecológica. O objetivo é criar um clima de alegria e reflexão sobre o sentido do Natal. E o meio ambiente agradece”, enfatiza a primeira-dama.

         E não vai ser diferente este ano, a campnaha já está nas ruas e agora haverá um concurso para escolha do nome do Natal de Ibiporã !!!bacana né, vamos todos aprticipar !!

Gardini




Nenhum comentário:

Postar um comentário