Ibiporã é exemplo no Seminário Metropolitano de Resíduos Sólidos
Foto: Gilberto Pascueto
Adubo por compostagem, um dos benefícios da reciclagem, que está sendo utilizado nos canteiros de Ibiporã
A experiência bem-sucedida da Prefeitura de Ibiporã e do SAMAE na gestão dos resíduos no município será mostrada no Seminário Metropolitano sobre Gestão de Resíduos Sólidos. O evento acontece dia 24 de novembro, das 8 às 18 horas, na Igreja Mórmon de Londrina (Rua Belo Horizonte, 1.236).
O caso de Ibiporã fará parte de uma sala temática. Será apresentado o novo Programa de Separação de Lixo, implantado em novembro de 2009 e que vem sendo exemplo para o Brasil e destaque freqüente na mídia.
Após a implantação do programa, o lixo orgânico não é mais destinado ao aterro sanitário, que estava com a sua capacidade quase esgotada. Está sendo agora transformado em adubo, por meio do processo de compostagem.
De acordo com o diretor de Limpeza Pública do SAMAE, Miguel Gardini, o objetivo é aumentar cada vez mais a separação e destinação dos recicláveis.
O seminário, promovido pela Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina (Comel), será dirigido às prefeituras e órgãos gestores de resíduos sólidos. As inscrições são gratuitas, pela internet, no site www.comel.pr.gov.br.
de Assessoria de Imprensa - Samae